quarta-feira, 1 de maio de 2024

Enchente como a de 1941 castiga o Rio Grande do Sul

      Chovia muito dizia minha Mãe, desde muito nesta época do ano em 41, e em poucas horas choveu 600 m. e o Rio Grande do Sul, ficou com sua capital, até a Rua da Praia,  Porto Alegre,segundo as fotos da época, com uma enchente que é marca em sua história.

     Hoje temos registros de até 520 m. em determinado município da Serra e muitos outros com 450 m, onde a média mensal é de 150 m.

      O Rio Grande está em poucos anos com registro de três secas grandes e em poucos meses com registro de duas enchentes, que esta de hoje com a anterior arrasou cidades, lavouras , residências e fábricas, além de serem destruídas pontes, encostas de estradas e leitos de estradas.

            "A Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, sempre foi marcada por secas e enchentes, com o desenvolvimento urbano sem planejamento hoje paga um preço caro, por detalhes cruciais de administrações que levadas a metas de produção primária e industriais entre outras se esqueceram por negligência que os rios têm os seus espaços, e que a seca é combatida com o saber dos tempos, hoje com tecnologia avançada. Estaremos um dia de acordo com a natureza por certo, e as calamidades serão consideradas, por isto procura-se o saber, que este é antes de tudo divino ainda mais nesta província."

                  Obrigado Senhor por ser eu um Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário